A borda ondulada das moedas de 50 centavos

As moedas de 50 centavos não deixam de surpreender. Depois das questões de mudança no anverso e das variedades na inscrição da orla, mais um fator curioso se apresenta, a que chamaremos de borda corrugada.

A borda corrugada é uma anomalia apresentada principalmente na era 2009, embora se apresente em moedas de todas as eras, com menor intensidade. Trata-se de levantamentos irregulares na borda, dando um efeito de ondulado, podendo ir de leve (10% da borda) a severo (50% ou mais).

Pelo que se pode observar, o efeito é causado pelo fato de a orla da moeda não ser regular, ou seja, não ser lisa ou serrilhada, o que distribuiria a força de prensagem uniformemente por todo o instrumental de cunhagem, inclusive a virola, parte que cunha a orla. Não sendo a superfície da virola regular, por conta das letras, a força de prensagem espalha-se pelo conjunto; em alguns casos, a força faz com que o metal do disco “transborde” e crie as irregularidades na borda das peças. Como o processo de orlagem é anterior à cunhagem (CORSO, 2007), o metal excedente fica, por assim dizer, mal prensado, dando origem ao efeito. E as partes mais altas coincidem justamente com as letras da inscrição da orla.

A explicação do fenômeno parece comprovar-se pela inexistência da borda corrugada nas outras peças da série.

A maior frequência em 2009 pode ser atribuída à alteração do tamanho das letras da inscrição, que em artigo prévio foi categorizada como bordo tipo C; o ano em questão foi o primeiro desse tipo de bordo, que será produzido ainda em 2010, mas com menos peças. O motivo de seu sumiço é, muito possivelmente, a intensificação desse enrugamento na borda da peça.

Três peças de 2009 com a anomalia descrita

O que nossos leitores acham?

* * *

Referências

CORSO, J. L. Como são cunhadas nossas moedas atuais?. Boletim SNB, São Paulo, n. 60, 2007, p. 50-55.

Anúncios

2 comentários em “A borda ondulada das moedas de 50 centavos

  1. Ótimo trabalho. Só uma observação: a legenda nas moedas de 50 centavos de real são feitas na fábrica e não pela virola (os discos já vem com a inscrição). Portanto, não deve ser a inscrição a causa da ondulação no rebordo.

    1. Olá, Fábio. Sim, mas o que chama a atenção é que as partes altas da ondulação coincidem com a existência das letras; e as baixas, com os espaços…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s